Autoconhecimento através da Análise de Perfil Comportamental

Muito prazer! Meu nome é Andreia Moura, sou Analista de Perfil Comportamental e Coach e hoje, além de fã, sou integrante na linda trajetória da Max Escolhas.

Por que me tornei Analista de Perfil Comportamental?

Fui em busca de autoconhecimento… eu precisava entender determinadas atitudes, por que eu me expressava de tal forma, o que os outros pensavam do meu comportamento e por que isso ocorria.

Depois que conheci o meu perfil e entendi como cada perfil age, se comunica e pensa, tudo ficou mais claro!

Como tudo seria mais fácil se entendêssemos o outro, se soubéssemos nos comunicar com o outro sem receio, não é mesmo?

Você já teve aquela sensação de que não conhece alguém com quem convive o dia inteiro? Seja um amigo, seu marido, sua esposa, seus filhos ou até um colega de trabalho? Isso impede que exercemos os diferentes papéis que nos cabem, como líder, diretor, pai, mãe ou amigo.

Aqui vai um exemplo: se o gestor conhece bem a sua equipe, identifica suas características e seus pontos a serem melhorados, ele conseguirá adequá-los nas funções apropriadas. Agora, se esse gestor não tem o mínimo de conhecimento da equipe, ele pode acabar criando um ambiente hostil, com pessoas desmotivadas e infelizes.

Se há um entendimento do perfil de cada um, tudo segue um caminho produtivo, todos saem ganhando e ganhamos assim a confiança do outro. O melhor disso tudo é que podemos entender nossos pontos a desenvolver e como devemos flexibilizar com os outros perfis sem ferir o nosso perfil raiz.



Entenda: cada um possui um perfil comportamental e não existe um melhor que o outro.

Mas quando temos o autoconhecimento, podemos, sim, compreender a nós e aos outros, criar uma comunicação eficaz, expressar ideias livres do medo e manter um bom convívio.



“Se não sabemos o que passa dentro de nós, se não temos claro o que somos e o que queremos, como será possível compreender essas mesmas coisas sob a perspectiva do outro?” (do livro ‘Decifre e Influencie Pessoas’, de Paulo Vieira e Deibson Silva)

A chave para se comunicar com o outro está em não tentar muda-lo, mas, sim, mudar a si mesmo. É necessário um bom conhecimento da própria alma e dos seus comportamentos.

Fico a disposição se quiser saber mais, e para receber o link de degustação da análise de perfil comportamento Cis Assessment nos envie uma mensagem [email protected] .

1 comentário em “Autoconhecimento através da Análise de Perfil Comportamental”

  1. Patrícia Fernandes Miranda

    Andreia… ao ler seu texto passa um filme na minha cabeça…
    Posso ver como eu era e agia tempos atrás e como sou hoje. Sei que ainda tenho muito a melhorar mas o bom é estar disposta a isso.
    Quero aproveitar e deixar meu agradecimento pois você e seu trabalho em análise comportamental me ajudaram muito nessa minha nova conquista pelo emprego que eu tanto desejei!
    Um grande beijo.
    Patrícia Fernandes Miranda

Deixe um comentário