Organize sua agenda

Entenda suas atividades, remaneje a sua agenda e use o tempo a seu favor

Será que que tenho menos tempo que os outros?
A celebre desculpa “não tenho tempo” nos persegue a cada dia. E nos nossos processos de coaching é uma forma recorrente do coachee informar porque não consegue se organizar.
Ora, embora organização e tempo sejam coisas diferente elas complementam.
Pela lógica tempo é algo imutável, todos temos 24hs por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano. Desta forma como posso eu dizer que tenho mais ou menos tempo que você?
A real diferença está nas prioridades. Aquilo que eu priorizo tem meu tempo a disposição. O trabalho dividido igualmente por colaboradores da mesma empresa com a mesma atividade e habilidades, pode ter o tempo de finalização diferente conforme o comprometimento e prioridades de cada um.
Por vezes você ouve seu colega falar que viajou no final de semana, mantendo a casa arrumada, saindo cedo e chegando tarde e cumprindo todas suas atividades profissionais no prazo, mantendo contato frequente com a família, curtindo seus hobbies e se divertindo durante a semana e se pergunta como ele consegue, já que você com uma situação similar não tem tempo para nada!
As prioridades e gestão de tempo desta pessoa é com certeza a chave para a resolução do seu questionamento. Para juntos entender como você utiliza o seu tempo e como melhorar essa visão seguimos com algumas dicas importantes utilizadas em nossos processos para tomada de consciência e mudança de atitudes.

Visualize sua agenda

Coloque todas suas atividades no papel, por hora/minutos tudo que você faz desde que acorda até o tempo de sono, isso te dará clareza do tempo gasto com cada atividade.
“O tempo é gasto a um preço altíssimo.” Teofrasto

Priorize

Depois de entender onde você gasta ou investe seu tempo, coloque as ações em ordem de prioridades, se questionando o que pode ser delegado, o que realmente é importante, o que está sendo sempre urgente por não ter feito no tempo certo e o que pode ser descartado da sua vida. Acredite, há sempre algo que pode ser descartado ou delegado com uma análise consciente!
“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.” Albert Einstein

Refaça a agenda

Crie a agenda dos sonhos, tudo que você realmente gostaria de fazer e depois que tomou consciência pode colocar em ordem de prioridade com o tempo adequado. Seja realista e acredite no seu poder de ação, ajustar as prioridades só depende de você!
“Não é a falta de tempo que nos persegue. É a falta de organização” Tuca Neves

Permita-se

Escolha o dia da semana que vai rever a agenda e fazer sua programação semanal. Caso haja imprevistos apenas remaneje as atividades para o período plausível. Não se cobre exautivamente por uma agenda regrada. Mas sim por uma agenda leve, que te permita ter disciplina, organização, qualidade de vida e um trabalho mais eficiente na sua jornada profissional. O objetivo da agenda é te dar liberdade, para que você tenha gestão sobre suas atividades ao invés das atividades dominarem o seu tempo.
“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.” Charles Chaplin

Responsabilize-se

Tenha a certeza que sua vida está onde você permitiu que estivesse, não culpe os outros, o trabalho, o tempo, o transito por seus resultados.
Veja e reveja a sua programação até chegar onde você quer. Ler constantemente te traz a habilidade de ler mais rápido e assimilar melhor as palavras, escrever melhor e assim ajustar o tempo para estudos por exemplo, da mesma forma sua experiencia em outras áreas também lhe trará mais agilidade para cumpri-las. Assim é em tudo!
“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.Não deixe que a opinião dos outros cale sua voz interior.” Steve Jobs

Espero que essas dicas te ajudem, a gestão de atividades nos permite aproveitar melhor o tempo, nosso bem tão precioso!
Tome para si a responsabilidade de mudar sua gestão de tempo e seja feliz com suas escolhas !

2 comentários em “Organize sua agenda”

  1. Desde que comecei a escrever minha agenda diária tudo ficou mais claro e pratico .
    Deixava de fazer algo por que não me programava e na verdade tinha tempo, o que não tinha era a organização das tarefas .
    Agora como anoto tudo consigo visualizar a semana e os próximos dias e com isso na maioria das vezes consigo fechar a semana com sucesso .
    Eu ainda sou a favor de uma agenda , anotar ,colorir, post it .. quanto mais coloco cor melhor me sinto com as minhas atividades .

Deixe um comentário