Carreira, como saber se estou no caminho certo?

É comum ouvir pessoas reclamando do seu trabalho, do seu chefe , do seu sócio, do país …. E a pergunta que não quer calar é Como saber se estou no caminho certo na minha carreira?
A primeira coisa que entendi nessa jornada é observar onde não quero estar!
Saber onde não se quer estar é tão importante quanto onde se quer ir.
Entender os seus valores é um grande passo para encontrar no seu trabalho atual as afinidades necessárias para uma evolução na carreira. Se onde você está fere os seus valores dificilmente será o lugar que lhe trará prazer em estar por muito tempo.
Para um melhor entendimento do seu momento profissional pensando na sua carreira hoje, responda sinceramente as questões a seguir:
Se você não precisasse se preocupar com dinheiro o que estaria fazendo e onde estaria?
Seu trabalho atual estaria na lista de prazeres?
Consegue se ver nessa atividade ou em seus próximos níveis hierárquicos até o fim da vida?
O quanto essa atividade agrega valor à sua vida e ao universo?
O quanto você se sente feliz quando vai ao trabalho e quando finaliza seu dia ?

Steve Jobs disse :” A única maneira de fazer um bom trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou isso, continue procurando, não se acomode.” E depois dessa reflexão, você teve alguma resposta se é que você lá no fundo já não sabia qual era?. E agora qual é o plano?
Sim este é um artigo interativo, para que você ao final da leitura tenha um plano de ação. Saber o que não se quer e não fazer nada para mudar é como morrer um pouco mais rápido a cada dia e por vezes matar um pouquinho mais rápido quem está ao seu lado também! E quero que você viva muito!

Ai vão algumas dicas para colaborar com seu plano de ação na sua carreira e na vida:

1)Mantenha uma rede de contatos

Fazer bons contatos por troca de experiência, sendo uma pessoa colaborativa, abre muitas portas para onde quer chegar.
Mesmo que esteja muito satisfeito onde está uma rede de contato ativa faz com que você seja também um colaborador na recolocação dos colegas e no ganho de experiencia com novos contatos.
“ A chave para manter um bom networking está nas conexões emocionais que você estabelece com os demais.” Sumara Jurdi

2)Pratique a gratidão

Se ver que ainda não é isso, que não está no caminho desejado, seja grato ao que você conquistou, a empresa e pessoas que proporcionam isso a você.
Seus resultados são a soma de suas competências aliados as oportunidades abraçadas. Ser grato te faz ver o melhor em cada situação e te ajuda a traçar um melhor plano para mudar, para crescer respeitando cada passo dado e sua história até aqui.
A gratidão te aproxima de pessoas e oportunidades.

“Se você olhar com amor todas as coisas da sua vida, verá que tem mais a agradecer do que a reclamar.”

3)Planeje-se

Seja para crescer ou para mudar trace um plano de ação com metas plausíveis que te levem ao seu objetivo.
Pense em quem pode te ajudar, qual o investimento necessário, quanto tempo estima, e principalmente no que realmente quer, pois um objetivo claro é a chave para metas possíveis e ação no tempo estimado.

4)Aja

Tudo tem seu preço analise com isso se está disposto a pagar o preço proposto.
Busque modelos, veja quem já chegou onde você quer chegar, o que essa pessoa fez para chegar lá. E modele, entenda o modelo e adeque ao seu planejamento e aja. Veja que os projetos de sucesso tem um tempo de maturação, aprender com quem chegou lá também te dá agilidade pois você pode evitar muitos erros que estas pessoas cometeram e hoje ensinam com sua experiencia.
“ Se você pode sonhar você pode realizar.” Walt Disney

Lembre-se que é preciso se preparar, acreditar em você e saber que sempre há uma oportunidade a sua espera, se não houver crie! Amar o que se faz não é utopia, mas entender seus sonhos, planejar e agir é essencial para isso.
Não é simplesmente largar tudo,por vezes é mudar aos poucos, seguir com uma atividade paralela, buscar parceiros. Mas desistir nunca.
A persistência é uma das competências necessárias para uma jornada de sucesso. Persista, pague o preço e vença!

“Um plano sem ação é apenas um sonho. “

Deixe um comentário